Etubaina

Você está em: Home / Produtos / Etubaina

A Etubaina Orlando entrou em produção nos anos 30, na Fábrica de Refrigerantes Orlando, o refrigerante era produzido com a base de banana, pêssego, pêra e morango. Seu sabor doce conquistou os piracicabanos, tornando a Etubaina um dos refrigerantes mais vendidos na época.

O refresco, como costumava ser chamado, feito de uma mistura de essências de frutas, recebia a denominação genérica de “tubaína”, sendo  que cada fabricante criava a sua mistura.

Com o passar do tempo a fórmula da Etubaina tornou-se um refrigerante de guaraná com aroma de abacaxi, morango e maçã, hoje ele mantém o mesmo sabor, doce e refrescante.

 

Curiosidades

- A origem do nome "Tubaína" vem de Cotubaína, nome dado por Thales de Andrade , porque naquele tempo, a gíria “Cotuba”, significava que era uma coisa legal, bacana.

- A receita utilizada na Etubaina Orlando foi descoberta pela família Andrade que eram "concorrentes" porém amiga da família Orlando.

- Tubaína tornou-se o nome popular para qualquer refrigerante regional.

- Era costume entre as crianças das décadas passadas, juntar dinheiro entre o grupinho pra ir tomar uma Etubaina na venda ou mercearia.